6º CMG Brasil – Performance and Capacity Planning Conference – Regional Sul – Programa

 

Técnicas para medição e monitoramento de um SQL Server

Marcus Vinícius Bittencourt ( Grupo Boticário)

Identificar contadores importantes e como analisa-los de forma a ter informações valiosas do seu ambiente. Métodos e formas de identificar o comportamento do seu ambiente e como testa-lo. Como trabalhar proativamente com as informações que já existem no seu ambiente e como aproveitar destes dados para não ser pego de surpresa.

 

Monitoramento de rede VOIP – estudo de caso com uma solução de AaNPM (Application aware Network

Performance Management)   –   Kleber Silva

O crescimento em grande proporção de redes VoIP (Voice Over IP – Voz sobre IP) por todas as empresas requer uma boa qualidade neste serviço. Esse artigo relata um caso de uso de uma grande instituição financeira em como aprimorar o processo de monitoração e detecção de problemas da infraestrutura de telefonia baseada em VoIP, para diagnosticar atrasos, indisponibilidade ou qualquer outra falha que afete o usuário final. A técnica de monitoração empregada utiliza equipamentos de AaNPM (Application Aware Network Performance Management – Gerenciamento de Desempenho de Redes com conhecimento da Aplicação) e se baseia no espelhamento de tráfego de redes, garantindo a identificação do problema ou indisponibilidade apontando detalhes de métricas e parâmetros importantes, ao associar os eventos a grupos de negócios da instituição

No limite da capacidade: qual a correlação entre carros e bits?.   –   Marcelo Otto (HSBC)

Várias cidades do Brasil e do mundo possuem grandes problemas de trânsito. Seus gestores públicos parecem não encontrar soluções fáceis ou baratas, mas o Gerenciamento de Capacidade pode ajudar. Em T.I. lidamos todos os dias com limitações de capacidade onde nem sempre aumentar é uma opção, mas sim reorganizar o fluxo, alterar janelas de execução, otimizar. E o que é o trânsito senão um grande fluxo de bits com suas possíveis limitações? Vamos conversar de uma maneira leve e descontraída criando um paralelo entre trânsito e processamento, como podemos com certas atitudes não aumentar ou criar novas vias, mas sim diminuir os gargalos, carros e bits, sejam das ruas ou computadores!

Painel : Black Friday – Planejamento de Capacidade para picos sazonais

Auditoria em Mainframe.   –   Eugênio Fernandes (IBM Brasil)

A apresentação visa posicionar mainframe como um ambiente altamente utilizado no dia-a-dia e seguro, conforme senso comum no Mercado de TI. Porém, há poucos controles e alarmes de segurança, causando um ambiente seguro por ignorância, ou seja, o pouco conhecimento para burlar as vulnerabilidades existentes nesta plataforma acaba tornando-a virtualmente segura. Não obstante, mainframe possui segurança em vários níveis, desde a comunicação, rede, hardware, memória, passando pelos aplicativos em geral, com inúmeras certificações. Após um panorama sobre a evolução do mainframe, do ponto de vista de segurança, posiciona-se essa plataforma como segura, desde que controles sejam ativados e monitorados. Listaremos, então, quais foram os achados básicos em auditorias realizadas em clientes na América Latina, com estatísticas obtidas de colegas em outras regiões, como, por exemplo: Quantidade de usuários especial e UID(0)/Processos não documentados ou clonados/Auditorias internas e externas ineficientes/Não há políticas de segurança ou padrões/Pouca ou nenhuma segregação de funções/Frequentes exposições do z/OS/Frequentes exposições de subsistemas/Recursos com acesso de leitura aberto. Na apresentação, esses achados e outros serão discutidos, criando-se uma lista de vulnerabilidades facilmente encontradas em ambientes de mainframe ditos sadios.

Otimização de Capacidade – obtendo melhores resultados com mínimo de investimento.

Maurício Fornasari e Gilberto Jr – (CSC Brasil)

Com ambientes heterogêneos, cada vez mais complexos, necessidade de redução de custos e pressão para ser mai sensível às necessidades do negócio, a TI tem um grande desafio em gerenciar e planejar o desempenho dos serviços e as necessidades de capacitação da infraestrutura de TI de forma adequada. Para reduzir os custos de TI, evitar gastos não planejados, e minimizar o risco, as empresas precisam de um gerenciamento de capacidade eficiente. A falta de uma visão holística de um plano de Capacidade pode ocasionar vários problemas. O gerenciamento de desempenho e capacidade de forma automatizada para computação (física, virtual e em nuvem), armazenamento, rede, banco de dados e qualquer outro recurso de TI que está relacionado com serviço de negócios é muito importante.

Oportunidades para reduzir os custos WLC – Fernando Gândara (ECCOX)

“Reduzir custos no mainframe ainda é um dos objetivos mais importantes das empresas que executam aplicativos z/OS.

Há muitas maneiras de conseguir isso: alguns exigem uma análise técnica profunda, enquanto outros podem envolver questões organizacionais complexas. No entanto, há algo simples e muito importante que você pode fazer para manter a conta dos produtos de software sob controle e até mesmo reduzi-la: verificar se o pico mensal de consumo de WLC ocorre nos dias e horas críticas para o negócio. Além disso, custos do WLC podem ser reduzidos através da exploração das novas tecnologias de hardware e software e das opções de cobrança, como das Políticas de licenciamento da IBM.

Também abordaremos o MWP (Mobile Workload Pricing), novo modelo de preços lançado em 06 maio de 2014 pela IBM para o z/OS. O WMP é projetado “para atenuar o impacto das cargas de trabalho móveis sob a cobrança de licenças do sub-capacity e fornecer um software com custo mais competitivos”.

Disponível também em PDF

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: