Em um mundo cada vez mais conectado é absolutamente normal que o ser humano queira conectar o máximo possível de “coisas” à Internet. Com isso, um admirável mundo novo de possibilidades se abre a todos nós, às empresas, ao setor de educação, governos e uma infinidade de outros setores, trazendo ganhos em qualidade de vida, eficiência, processos, segurança, etc.
Imagine apenas um relógio inteligente e conectado medindo dados biológicos do corpo em tempo real enviando dados à uma nuvem que processa e analisa nosso bem estar e ainda pode envolver mais “coisas” conectadas solicitando dados adicionais ou até mesmo enviando ações para outras “coisas” conectadas nos ajudarem. Multiplique isso por bilhões de outras “coisas” em nossas casas, empresas e tudo mais ao nosso redor!
E onde entra o Capacity Planning nisso tudo? Nos milhões e bilhões (quem sabe trilhões ou até mais) de transações diárias que isso tudo acarretará! Desde a largura de banda das redes 5G e fixas até seus tempos de resposta passando pelos mais diversos recursos extremamente necessários na nuvem como processadores, memória, discos, redes e tudo que circule um bit de alguma “coisa”!
Gerenciar a capacidade de toda esta admirável infraestrutura será papel crucial de todos os profissionais de T.I. envolvidos!